quarta-feira, 4 de outubro de 2017

De onde vem o dia e a noite?

Durante uma roda de conversa sobre o tempo, algumas crianças demonstraram dúvida para onde ia o Sol no final do dia quando voltavam para casa e outras comentaram que achavam "ele dormia e acordava no outro dia". 
A partir desta curiosidade, foi proposto assistir o vídeo educativo "De onde vem o dia e a noite", que explicava de forma bem didática o movimento da terra em torno do sol. 
Que tal experimentar com uma lanterna e uma esfera na prática como funciona? Foi bem interessante as crianças puderam visualizar enquanto giravam a esfera, que hora estava clara e hora escuro. Descobrindo assim como vem o dia e a noite.








Para estimular mais ainda criou-se uma cabana escura, e curiosidades foram surgindo em relação aos demais planetas e a partir daí as crianças foram participantes de um processo de construir um planetário. Iniciando com Sol, Terra e aos poucos foram acrescentando os planetas e por fim a Lua, conhecendo as fases desta através de imagens e desenhos. 






As crianças tiveram oportunidade de visitar na Semana Tecnológia da UNISOCIESC o Planetário, e foi uma experiencia muito rica. Uma criança até comentou enquanto estava no Planetário "profi eu quero voltar para a Terra, não quero ficar longe do meu papai, mamãe e mana", demonstrando o quanto a situação mostrava-se real do seu ponto de vista. 








Os interesses á partir da visita se voltaram para o "astronauta" e "foguete". A partir de imagens conheceram como é um foguete e como se vestem os astronautas. Foi realizado uma experiencia com pequeno foguete construído com garrafa pet que realmente "subiu" pois houve uma reação química, e foi uma festa para as crianças. 




Um foguete maior com caixas também foi construído e as crianças estão se preparando para entrar nele, mais há um detalhe as roupas estão sendo preparadas. Quanta expectativa para esse momento! 





Até....
 Professoras Franciellen, Sandra e Ivete

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Práticas voltadas ao momento da refeição!

"As preferencias alimentares são estabelecidas desde a infância pelas sensações que são apresentadas e vivenciadas pela criança através do tato, sabor e odor especialmente. Essas preferencias podem ser influenciadas pelo ambiente social que vivem, mas sabe-se que as crianças não tem uma capacidade de escolha de alimentos em relação ao seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos são aprendidos a partir da experiencia e da observação" (BELLINASO, 2012, p.202) 

Portanto tornar esse momento prazeroso, atrativo, divertido e aconchegante é muito importante. 
Confira algumas propostas que vêm sendo realizadas pelas professoras em parceria com as nossas cozinheiras.

Turma do 1º período "B" e "C" com a professora Luciane e as cozinheiras Mary e Gessi.













As crianças do Maternal I  ( professoras Marcia, Vilma e Gicéli) ficaram encantadas com as surpresas... os personagens que estavam explorando na sala apareceram no refeitório. 







 

A professora Charlene aproveita que o lanche é frutas e propõe uma apresentação bem atrativa para as crianças do I Período


Para as crianças do Berçário II, as professoras Neide, Lorena e Evelin organizam espaços fora do refeitório ou acrescentam elementos que acolhem neste momento. 







Professora volante Franciele também planeja ações de incentivo para este momento!

 
 
A professora volante Rosangela  organiza varias situações que deixam este momento bem prazeroso e divertido explorando os mais diversos espaços do CEI. 









..... a escola pode promover o direito das crianças a descobrir a riqueza incomensurável que um bom prato comido em boa companhia pode dar ... porque mesmo na escola a mesa significa saúde, prazer e convívio. (SPAGGIARI, 2007, p. 11)”