Durante as brincadeiras e conversas do Maternal II observou-se nas falas das crianças o interesse pela diversidade existente na sala (cor de cabelo, pele, olhos, entre outros). Deste modo, foi oportunizado o acesso as imagens de diferentes crianças: negras, indígenas, japonesas, loiras, ruivas, cadeirantes, que usam óculos, etc..
Percebeu-se nesses momentos, que além de se identificarem com alguém, houve um despertar deles pelo índio. Surgiram vários questionamentos: onde ele mora? O que ele come? Eles não usam roupas? Para satisfazer a curiosidade e ampliar o conhecimento a respeito, foram realizadas várias experiências que oportunizaram muitas descobertas.
“No contato com outros grupos culturais cria-se oportunidades para as crianças ampliarem o modo de perceber a si mesmas e ao outro, respeitarem o outro e reconhecerem as diferenças culturais existentes”. (BNCC)
Desta maneira foi organizado um canto com artefatos indígenas e realizou-se brincadeiras (corrida do Saci, cabo de guerra, Curumim vai para oca) etc. As experiências foram sendo propostas de acordo com interesse que a turma levantava no decorrer deste campo de experiência.
- Brincou-se de arco e flechas, conheceu-se a zarabatana (Instrumento utilizado para caçar pássaros);
- Experimentou-se a tapioca, após explorar o processo de plantio da mandioca através de imagens;
- Curiosidades da cultura indígena;
- Vivenciou-se canções indígenas utilizando as cabaças;







Estas são algumas das atividades que foram e estão sendo realizadas...
Professoras: Franciellen, Sandra e Elis.



















































