Durante uma roda de conversa sobre o tempo, algumas crianças demonstraram dúvida para onde ia o Sol no final do dia quando voltavam para casa e outras comentaram que achavam "ele dormia e acordava no outro dia".
A partir desta curiosidade, foi proposto assistir o vídeo educativo "De onde vem o dia e a noite", que explicava de forma bem didática o movimento da terra em torno do sol.
Que tal experimentar com uma lanterna e uma esfera na prática como funciona? Foi bem interessante as crianças puderam visualizar enquanto giravam a esfera, que hora estava clara e hora escuro. Descobrindo assim como vem o dia e a noite.
Para estimular mais ainda criou-se uma cabana escura, e curiosidades foram surgindo em relação aos demais planetas e a partir daí as crianças foram participantes de um processo de construir um planetário. Iniciando com Sol, Terra e aos poucos foram acrescentando os planetas e por fim a Lua, conhecendo as fases desta através de imagens e desenhos.
As crianças tiveram oportunidade de visitar na Semana Tecnológia da UNISOCIESC o Planetário, e foi uma experiencia muito rica. Uma criança até comentou enquanto estava no Planetário "profi eu quero voltar para a Terra, não quero ficar longe do meu papai, mamãe e mana", demonstrando o quanto a situação mostrava-se real do seu ponto de vista.
Os interesses á partir da visita se voltaram para o "astronauta" e "foguete". A partir de imagens conheceram como é um foguete e como se vestem os astronautas. Foi realizado uma experiencia com pequeno foguete construído com garrafa pet que realmente "subiu" pois houve uma reação química, e foi uma festa para as crianças.
Um foguete maior com caixas também foi construído e as crianças estão se preparando para entrar nele, mais há um detalhe as roupas estão sendo preparadas. Quanta expectativa para esse momento!
Até....
Professoras Franciellen, Sandra e Ivete





















Nenhum comentário:
Postar um comentário