O Projeto Piloto "Ateliê" que iniciou este ano em nosso CEI, tem como objetivo principal proporcionar possibilidades para que as crianças vivenciem experiencias estéticas ricas e prazerosas.
Já dizia Malaguzzi (1999) “Aprender e reaprender com as
crianças é nossa linha de trabalho. Avançamos de tal modo que as crianças não
são moldadas pela experiência, mas dão forma a experiência. ”
Assim, a ideia do ateliê se dá por novas sensações, instigar
a criatividade, a fantasia, as diferenças. Fazer parte de um mundo de
descobertas e desenvolver a percepção para algo novo.
Desse modo, já iniciamos o ano proporcionando maneiras de
potencializar a sensibilidade das crianças perante novas cores, novos objetos,
formas e ideias.
Queremos com essa proposta, provocar o sensível da criança,
criar novas possibilidades, para que a experiência estética da mesma não se
limite, não se empobreça e sim cresça, desenvolva e enriqueça. E para isso,
nada melhor que usar a linguagem como forma comunicativa do pensamento,
deixando-as livres para elaborar pinturas, músicas, movimentos, montagens,
entre outras formas de expressão que assim, além de tudo, os aproxima da arte,
a ferramenta essencial para um pensador e desenvolvedor de novas criações.
Confira alguns momentos que foram já oportunizados pela professora volante Marcia Paroski, com as crianças do maternal I, II e I período.


Até a próxima.....













Tá muito xou esse Ateliê.... Parabéns....
ResponderExcluir