terça-feira, 27 de março de 2018

Ampliando as experiências estéticas

O Projeto Piloto "Ateliê" que iniciou este ano em nosso CEI, tem como objetivo principal proporcionar possibilidades para que as crianças vivenciem experiencias estéticas ricas e prazerosas.

Já dizia Malaguzzi (1999) “Aprender e reaprender com as crianças é nossa linha de trabalho. Avançamos de tal modo que as crianças não são moldadas pela experiência, mas dão forma a experiência. ”
Assim, a ideia do ateliê se dá por novas sensações, instigar a criatividade, a fantasia, as diferenças. Fazer parte de um mundo de descobertas e desenvolver a percepção para algo novo.
Desse modo, já iniciamos o ano proporcionando maneiras de potencializar a sensibilidade das crianças perante novas cores, novos objetos, formas e ideias.
Queremos com essa proposta, provocar o sensível da criança, criar novas possibilidades, para que a experiência estética da mesma não se limite, não se empobreça e sim cresça, desenvolva e enriqueça. E para isso, nada melhor que usar a linguagem como forma comunicativa do pensamento, deixando-as livres para elaborar pinturas, músicas, movimentos, montagens, entre outras formas de expressão que assim, além de tudo, os aproxima da arte, a ferramenta essencial para um pensador e desenvolvedor de novas criações.

Confira alguns momentos que foram já oportunizados pela professora volante Marcia Paroski, com as crianças do maternal I, II e I período. 















     





Até a próxima..... 




Um comentário: