As experiências voltadas ao vento surgiram após a professora volante Rosângela observar que as crianças estavam olhando uma pipa voando no céu, questionando-os "porque a pipa voa?" ao que uma criança respondeu "por causa do vento" ... então outra pergunta da professora "de onde vem o vento?" levando-os a pensar e pesquisar.
Propostas de sentir, perceber e conhecer a influência do vento na natureza foram alguns dos objetivos. Realizaram pesquisa e experiência de como os ventos se formam e perceberam a velocidade do vento nos cataventos que colocaram nos espaços externos.
Conheceram a "biruta" um instrumento que mostra a direção do vento e sua função. Descobriram a energia eólica através de videos, imagens e principalmente na construção da maquete(que realmente funcionou para alegria de todos).
Brincaram com barquinhos a vela, cuja navegação ocorre em função dos ventos, em um pequeno lago construído provisoriamente pelo pai do Lucas.
Muitas são as descobertas.... e muita diversão para as crianças do maternal 2, I períodos A e C
Confira algumas imagens destes momentos:
Até.....