terça-feira, 27 de março de 2018

Ampliando as experiências estéticas

O Projeto Piloto "Ateliê" que iniciou este ano em nosso CEI, tem como objetivo principal proporcionar possibilidades para que as crianças vivenciem experiencias estéticas ricas e prazerosas.

Já dizia Malaguzzi (1999) “Aprender e reaprender com as crianças é nossa linha de trabalho. Avançamos de tal modo que as crianças não são moldadas pela experiência, mas dão forma a experiência. ”
Assim, a ideia do ateliê se dá por novas sensações, instigar a criatividade, a fantasia, as diferenças. Fazer parte de um mundo de descobertas e desenvolver a percepção para algo novo.
Desse modo, já iniciamos o ano proporcionando maneiras de potencializar a sensibilidade das crianças perante novas cores, novos objetos, formas e ideias.
Queremos com essa proposta, provocar o sensível da criança, criar novas possibilidades, para que a experiência estética da mesma não se limite, não se empobreça e sim cresça, desenvolva e enriqueça. E para isso, nada melhor que usar a linguagem como forma comunicativa do pensamento, deixando-as livres para elaborar pinturas, músicas, movimentos, montagens, entre outras formas de expressão que assim, além de tudo, os aproxima da arte, a ferramenta essencial para um pensador e desenvolvedor de novas criações.

Confira alguns momentos que foram já oportunizados pela professora volante Marcia Paroski, com as crianças do maternal I, II e I período. 















     





Até a próxima..... 




"Voam, caminham, rastejam ou deslizam? O mistério do mundo dos pequenos animais encontrados no Cei

Acolhendo e encaminhando o interesse despertado pelas crianças do 1º Período "A"(matutino- professora Luciane) em relação à lesma que apareceu no solário e ao caracol encontrado no parque, deu-se continuidade com planejamento, desenvolvendo propostas de pesquisas, estudo de comparação, ampliando o repertório de conhecimento envolvendo este tema.
Neste primeiro momento, foi desenvolvida uma sondagem de conhecimentos acerca do "pequeno animal", falaram o que sabiam e discordavam de informações que acreditavam estarem certas.
Com o uso do celular registramos este momento de descobertas e o usaremos para futuros registros de pesquisa na área externa da sala (parque, grama,pátio) analisando as imagens posteriormente projetadas na lousa digital.
Também souberam informar que devemos usar o youtube, celular, computador e tablet para pesquisarmos as dúvidas e descobrir algo novo sobre este novo objeto de estudo. 
Através da escuta e observação serão construídos com a turma caminhos que nortearão a prática e trilhar os caminhos de um projeto ou sequencia de experiências entrelaçando ações do professor e contribuições das crianças.
Observando a lesma no vaso (acusaram a lesma de ter comido a plantinha)



Isabella encontrou um caracol no parque




Conhecendo outras tipos de lesmas e caracóis
Encontraram uma perereca na entrada do Cei surgindo novos questionamentos "esse sapo é tão pequeno", "será que ele morde a gente?", "eu tenho medo de perereca".


No anfiteatro encontraram uma centopéia, vamos colocar na lista de pesquisas



Ao visitarmos o minhocário, Ana Luiza lembrou "Pessoal vamos estudar a minhoca também!", logo surgiram perguntas como "onde é a cabeça dela?"




No solário da sala recebemos a visita de mamangavas em nossas flores e esta foi a que mais gerou comentários "uau que abelha gigantona!", "Ela tem uma picada que dói muito", "ela é que manda nas outras abelhas", "É um dinossauro abelha".

Ampliando assim a visão de pesquisa que tínhamos traçado somente com o encontro da lesma e do caracol, agora incluiremos em nossas pesquisas cada "pequeno animal" que a turma encontrou, eles poderão fazer comparativos de tamanhos, habitat, alimentação, cores, formatos, predadores, importância para a natureza e vencer seus medos.

Logo postaremos mais novidades!!!!!



sexta-feira, 16 de março de 2018

Experiências do acolhimento Maternal I

"A qualidade do acolhimento deve garantir a qualidade da adaptação; portanto trata-se de uma decisão institucional, pois há uma inter relação entre os movimentos da criança e da instituição fazendo parte do mesmo processo" (ORTIZ, 2010)

Pensando assim, preparamos vários momentos atrativos onde as crianças puderam se divertir, se distrair, relacionar-se com colegas e com os adultos da instituição.

Prof. Rosangela, Ivete e Sandra












 











Até a próxima.....